Aumento no consumo de proteína é reflexo de busca por rotinas mais saudáveis e práticas
Tendência faz mercado apostar cada vez mais no lançamento de suplementos proteicos, como no caso da Tépi, um alimento inovador com 12 gramas de proteína
Todos precisam cuidar da alimentação, desde a quantidade até a qualidade das proteínas consumidas. É nesse contexto que os brasileiros têm buscado cada vez mais refeições que aliam praticidade e saúde. Com a rotina mais corrida, nem sempre sobra tempo para preparar pratos completos, o que leva as pessoas a optarem por fontes de proteína que ofereçam sustento e energia ao longo do dia. Entre as diversas fontes alimentares classificadas como proteicas, os suplementos têm se destacado e ganhado milhões de adeptos, que buscam inseri-los na dieta de quem busca um estilo de vida mais saudável.
O consumo de proteína é essencial na rotina de pessoas que precisam ganhar ou manter massa muscular, perder peso ou melhorar questões de saúde. Independentemente da idade, alimentos que funcionam como suplementação proteica também são recomendados, desde que ingeridos na quantidade adequada para o corpo e de acordo com cada objetivo. “A proteína é essencial para o nosso organismo, está relacionada com saciedade, imunidade, com a questão hormonal e também no crescimento e recuperação muscular. Como auxilia muito em saciedade, ajuda muito na fome emocional, que seria a vontade de ingerir alimentos o tempo inteiro”, explica a nutricionista Débora Zoche Milanese.
Ainda segundo a nutricionista, diante da necessidade de preparar refeições práticas, mas que forneçam os nutrientes essenciais, principalmente a proteína, as pessoas ainda possuem dificuldade de escolher uma alimentação adequada. “Por exemplo, muitos buscam por produtos industrializados ou de panificação, que têm alto teor de açúcar, de gordura e não possuem a proteína na composição. Ou seja, essas escolhas inadequadas dificultam o consumo correto da proteína”, explica.
Opções de alimento para o dia a dia
No mercado de saudabilidade, cada vez mais estão surgindo opções de produtos proteicos que contribuam com a necessidade diária do consumo de proteína. Como no caso da Tépi, por exemplo, uma massa proteica inovadora desenvolvida pela Nutflav, composta ovos de verdade (desidratados), whey protein, proteína de arroz, fécula de mandioca e polidextrose (tudo com ausência de conservantes químicos).
Cada porção de Tépi contém 12 gramas de proteína, é sem glúten, sem lactose e não possui adição de açúcar, sendo ideal para o café da manhã, almoço, pré-treino, lanches intermediários ou jantar. “Com essa massa proteica, conseguimos preparar e enriquecer pratos versáteis como panquecas, waffle, bolos, wraps, massa de pizza, snacks, tortinhas, entre outros. Basta adicionar água na preparação e, quando pronta, pode ser consumida pura ou, se for o caso, receber algum recheio, cobertura ou acompanhamento, seja ele doce ou salgado”, aconselha a nutricionista.
O que levou ao aumento no consumo da proteína?
As principais razões que justificam o aumento no consumo de proteína pela população brasileira estão diretamente relacionadas às características que esse nutriente oferece, como sabor, prazer e praticidade. Para cada um dos motivos, os consumidores buscam diferentes categorias e preparos. É o que aponta uma pesquisa realizada em 2023 pela Kantar, que destaca que os brasileiros estão investindo cada vez mais em alimentos ricos em proteínas.
De acordo com o levantamento da Kantar, 15% das aquisições foram realizadas por pessoas com até 29 anos, ou seja, os jovens buscam uma alimentação mais proteica. Além da procura por ingerir alimentos que trazem saciedade, o estudo ainda mostra que há uma retomada do consumo de proteínas fora do lar.
“No meio da correria pode ser difícil preparar alimentos que proporcionem a saciedade por muito tempo ou que tragam os nutrientes essenciais que o corpo necessita. Com a Tépi, a pessoa consegue preparar massas rápidas e proteicas apenas adicionando água e levando ao micro-ondas, à air fryer ou à frigideira. Para quem busca praticidade, este alimento é uma ótima opção”, destaca a nutricionista.